Vestibular: Faça o Sucesso acontecer !!!

Durante 30 anos tenho acompanhado estudantes em busca do Sucesso no vestibular, porta de entrada de uma Universidade e, quem sabe, de realização pessoal e profissional.

No entanto, o vestibular é um momento de grande estresse para a maioria dos jovens, pois a cobrança – própria e da família – aumenta muito e surgem incertezas, muitas delas relacionadas à capacidade que possui ou a de aprender aquilo que é necessário para um desafio muito específico que é o exame vestibular.

A sensação de incapacidade, muitas vezes vinda dos anos anteriores de escola, em parte é inconsciente, porém a parte consciente dessa incapacidade está relacionada ao insucesso em determinadas disciplinas que fazem parte do currículo e serão exigidas no exame.

A superação dessa sensação envolve alguns aspectos importantes, como reconhecer seus pontos fortes e suas deficiências; ter consciência de que não mudará as exigências do exame e muito menos os seus concorrentes e FAZER o que deve ser feito, mesmo que em muitos momentos você não tenha vontade. FAÇA.

Normalmente você pode não ter vontade de estudar história ou física, mas sabe que deve fazê-lo naquele momento, pois existe algo que faz parte de sua vontade: passar no vestibular. Isso significa que motivação e vontade são coisas diferentes.

Por natureza, o ser humano busca na vida conforto e segurança, faz parte de nossa estrutura humana, permanecer onde nos sentimos bem, onde não nos desgastamos; nossa Vontade é o conforto. Porém todos nós sabemos que o vestibular representa exatamente o oposto, um momento de grande desgaste físico e emocional e isso exige que você cuide desses dois elementos, seu corpo e sua mente.

O cuidar da mente nasce da certeza de sua opção, mas se mantêm ao longo de sua caminhada, de sua intensa preparação, em seu dia-a-dia, a partir de sua Motivação. E nós somos movidos por Resultados.

Muitas pessoas se mantêm em seus trabalhos ou preservam seus relacionamentos pessoais por conveniência, sem crescer, sem agregar, por necessidade e isso gera acomodação e frustração, resultados negativos

Quando uma pessoa continua a fazer uma dieta? quando ela vê efetivamente resultado positivo na balança e no espelho, quando uma pessoa continua a frequentar a academia? Quando ela vê resultados em sua saúde e seu corpo. Enfim, estamos buscando sempre resultados positivos em nossa vida. Por isso precisamos fazer muitas coisas sem vontade, pois a medida que fazemos sentimos o resultado da ação e encontramos a motivação.

Tanto no caso da dieta como no da academia, o elemento determinante para a obtenção do Sucesso é a mudança de hábitos e ela não ocorre em uma ou duas semanas, ao contrário, é um processo que pode envolver alguns meses, variando de uma pessoa para outra e, em relação aos estudos, o processo não é diferente.

Então o que nós buscamos é Resultado, pois ele nos motiva a manter nossas ações, mesmo que elas sejam “desconfortáveis” – na verdade, desafiadoras. Mas como medir, como saber se estamos obtendo os resultados desejados e necessários?

Saiba que tudo começa com o seu “Pensamento”, que você deve transformar em Ação Repetida, para que se torne um Comportamento diário, seja assimilado e se transforme em um Hábito. Essa são as palavras – e atitudes – chaves do Resultado de Sucesso.

Saiba mais sobre Planejamento de Estudo