Reta final para o ENEM

Acelerar ou Desacelerar ?

É fundamental garantir ao corpo e à mente as condições necessárias para que aguentem o esforço. O preparo vai diferenciar o bom candidato do candidato excelente, muito mais do que a “matéria”, muito mais do que o conhecimento acumulado. É fundamental ter ritmo e concentração.

Para realizar a prova com maior eficiência é fundamental conhecê-la bem, perceber que o formato das questões é diferente dos demais vestibulares, exigindo habilidades diferenciadas dos candidatos, variando de acordo com a área de conhecimento. Como a maioria das escolas e dos cursos preparatórios se baseiam na formação mais tradicional, mais conteudista, este é o momento de refazer provas anteriores do ENEM, especialmente a partir de 2009, quando o Enem adotou o formato atual.

A percepção das diferenças e de eventuais dificuldades em temas e formas mais recorrentes no ENEM deve orientar o estudante nessa reta final e uma das formas que pode ser utilizada para estudar é a reunião em grupo, principalmente focados na compreensão e discussão dos enunciados, ou seja, estudar para compreender a lógica da questão, muito mais do que com a preocupação de obter a resposta.

É necessário perceber que é impossível rever toda a matéria, portanto nessa reta final é importante canalizar tempo e energia para os conteúdos nos quais possui mais dificuldades, portanto “acelerar” significa aumentar a produção destacando mais a qualidade do estudo do que a quantidade.

No que toca as ciências humanas, as questões do ENEM são bem diferenciadas, exigindo as capacidades de análise, comparação, interpretação, associação e identificação, principalmente relacionadas aos temas culturais e sociais, destacando-se as formas de manifestações varidas nas mais diversas sociedades, sempre destacando e valorizando a diversidade.

Para saber mais, para aulas pela internet, individuais ou em grupos

entre em contato pelo WhatsApp – 11998862498