Prepare-se para a FGV

Uma das melhores Faculdades do país, portanto, muito concorrida, a Fundação Getúlio Vargas, possui poucos cursos com pequenas diferenças entre as unidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Na cidade de São Paulo a FGV possui três núcleos de ensino, a Escola da Administração, com dois cursos que são Administração de Empresas e Administração Pública, a Escola e Economia e a Escola de Direito.

A graduação em Administração de Empresas tem como objetivo a formação de lideranças para o desenvolvimento de organizações privadas enquanto que a graduação em Administração Pública tem como objetivo fornecer aos alunos uma ampla visão das ciências sociais, conhecimento em gestão e políticas públicas, capacidade de articulação, negociação e tomada de decisão, além de uma sólida capacitação para tratar de questões internacionais.

No vestibular para o curso de Administração Pública da FGV-SP a disciplina de História tem um peso muito significativo.
Na parte Objetiva (testes) tem peso maior e na parte Discursiva (escrita) aparece dividida em duas provas distintas, a mais importante é de Interpretação do Brasil Contemporâneo, também com o maior peso e a primeiro no critério de eventual desempate.

A graduação em Economia oferece três áreas de concentração: Engenharia Financeira, Microeconomia Aplicada e Macroeconomia Aplicada, que permite ao estudante se especializar na área na qual pretende atuar.

Em Direito, a FGV acredita que a formação de novos bacharéis demanda um diferenciado projeto de curso, que ultrapasse a repetição dos modelos vigentes, adotando um modelo inovador gera profissionais dinâmicos, com perfil empreendedor, com conhecimento e desenvoltura em diversas áreas do Direito, mas também em Economia, Finanças, Contabilidade, Administração e Políticas Públicas,

O vestibular para o curso de DIREITO SP segue princípios semelhantes aos que orientaram a montagem do curso. Não se adotou prova de múltipla escolha e foram excluídas as disciplinas Física, Química e Biologia. Em contrapartida, é exigido conhecimento em Artes Plásticas, Cinema, Música e Literatura nacional e estrangeira, além de Redação, Língua Portuguesa, História, Geografia, Raciocínio Lógico-Matemático e Inglês. A segunda fase do vestibular corresponde a um exame oral, realizado em pequenos grupos de alunos que devem debater o tema proposto pelos examinadores, onde se pretende avaliar habilidades, tais como a capacidade de trabalhar em grupo, de expressar-se oralmente, de argumentar de maneira fundamentada, propor soluções consistentes, entre outras.

A primeira fase do vestibular para Direito pretende examinar as seguintes capacidades:
1. Leitura e compreensão de textos
2. Produção de textos adequados às diferentes necessidades e circunstâncias, sendo avaliada a coerência, a clareza, a precisão lexical e a argumentação exaustiva
3. Observação e interpretação de documentos, tais como textos, mapas, gravuras, pinturas, caricaturas e gráficos
4. Raciocínio, argumentação e crítica
5. Análise e síntese
6. Habilidade em diagnosticar situações e propor formas de intervenção
7. Utilização do conhecimento para compreender o mundo em que vive.

Se você tem interesse em algum desses cursos e percebeu a necessidade de uma preparação diferenciada, entre em contato com o professor Claudio Recco, formado em História pela USP, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, professor de pré vestibular há 30 anos e que prepara estudantes para a FGV há 10 anos.

email – claudio@claudiorecco.com.br

WhatsApp – 11 9 9886 2498

 

Teacher giving personal instruction to male student