Os 3 passos decisivos para organizar seu estudo

INTRODUÇÃO

Nos últimos 33 anos, como professor, tenho acompanhado os dilemas e dificuldades dos estudantes quanto ao estudo, muitos deles frustrados com o baixo nível de aproveitamento, ou seja, com grande dedicação, para obter um resultado abaixo do esperado; tanto estudantes do ensino médio como estudantes de pré-vestibular. Apesar da concorrência 

no ensino médio ser consigo mesmo, ou seja, não há um determinado número de vagas em disputa, os alunos organizam seus estudos e têm níveis de aproveitamento diferentes, mesmo com objetivos diferentes. Muitos estudam apenas para passar de ano e alguns não conseguem; outros estudam para o aproveitamento máximo e, nesse caso também alguns não conseguem.

No caso do pré-vestibular existe o diferencial da concorrência, no entanto ela é tão variada e difusa que os professores ainda mantêm a máxima de “faça o seu melhor” e não se importe com os concorrentes. A teoria está certa, mas sabemos que as questões subjetivas, muitas vezes chamadas de “psicológicas” afetam o desempenho dos estudantes.

Como é impossível imaginar as milhares de possibilidades individuais, tratarei das questões gerais que devem nortear os estudos do pré-vestibulando. Se você considera que precisa de orientações específicas, deve buscar um profissional que se dedique apenas à você, um  psicólogo de sua escola ou externo ou um coach (um orientador) que trabalhe focado exclusivamente para ajudar a VOCÊ na organização de seus estudos.

Considerando os aspectos gerais, que possam ser utilizados para todos os estudantes, temos:
Concentração, organização e métodos.

Trataremos de cada um desses elementos

Veja aqui o texto sobre CONCENTRAÇÃO

grupo-facebook-performance