Objetivos e Metas

O seu Objetivo é SMART ?

SMART em inglês significa esperto, inteligente.
Nós coaches usamos como um acrônimo, ou seja, cada uma das letras representa uma palavra chave.

Specific – (específico) seu objetivo precisa ser o mais detalhado possível. Não existe um objetivo “quero ser rico” ou “quero entrar na Universidade”. No caso de ser rico: o que isso significa pra você?

Mensurável – consegue medi-lo quantitativamente?

Atingível – é realista (quer ficar milionário amanhã?)

Relevante – qual a real importância desse objetivo. Qual sua motivação para realiza-lo?

Tangível – tem um prazo, uma data limite, estipulada?

Quando percebemos o significado de SMART, começamos a entender a diferença entre sonho e objetivo. Percebemos que o OBJETIVO é a materialização do sonho, é colocar o sonho “no papel” de forma objetiva, percebe-lo de forma concreta.

No entanto é necessário tomar um grande cuidado para não se frustrar. Muitos objetivos são de longo prazo, representam um “sonho” significativo mas, no decorrer de semanas e meses, podem dar a sensação de que estão muito distantes e que são impossíveis de atingir.

Imagine um estudante que pretende fazer uma pós-graduação ou uma especialização no exterior com um prazo de 2 ou 3 anos. A cada semana ou a cada mês, como ele percebe seu progresso?, como ele faz para se manter motivado? Como evitar o desânimo ao olhar para o longo tempo que ainda falta?

Em parte o SMART responde a essas questões, mas o mais importante é o estabelecimento de metas. As metas representam a segmentação do Objetivo, representam o passo-a-passo, mas que não são apenas marcos ideais, mas situações concretas de mudança, de percepção de superação de estágios e de que a cada dia, a cada semana, a cada mês está mais próximo de seu objetivo.

Um dos instrumentos mais importantes que podemos utilizar para perceber a realização de metas e a proximidade do Objetivo, são as perguntas. As perguntas representam uma ferramenta poderosa.

  • Como posso “recuperar minhas energias” caso tenha algum problema ou dificuldade em meu caminho? Quais são as melhores estratégias para isso?

Para perguntar-se semanalmente:

  • Quais foram meus reais progressos desta semana que está terminando? E as dificuldades?
  • Imagine como seria sua próxima semana ideal, o que você gostaria de concluir efetivamente?
  • Quais são suas 3 principais metas?
  • Qual é o primeiro passo que você deve dar para concretizar essas metas? E os demais, para que elas sejam cumpridas dentro do prazo?

Para perguntar-se a cada mês:

  • Quais foram minhas conquistas pessoais e profissionais neste mês que está terminando? Em que eu evolui?
  • Que desafios quero me propor a ultrapassar no próximo mês?
  • Como vou me sentir se conseguir vencê-los? Descreva essa sensação com o máximo de riqueza de detalhes.

Note que as perguntas têm um sentido prático, racional e, ao mesmo tempo servem para manter o estímulo interno.

Para entender um pouco mais sobre Objetivos e Metas, veja esse vídeo em nosso canal do YouTube. Se gostou desse texto e do vídeo, compartilhe com seus colegas e amigos. Vamos contribuir para que um maior número de pessoas consiga realizar seus sonhos.

unnamed