O jogo decisivo do Vestibular – é o seu Jogo?

equilíbrio emocional

O jogo do vestibular é exaustivo. Exige esforço mental e físico o tempo todo e cada pequena distração pode resultar num ponto perdido, numa chance desperdiçada, que leva, na maioria das vezes o jogador a se lamentar e gastar um tempo precioso focado no erro que cometeu e não no lance atual ou futuro da partida. 

No início da partida você entrou em quadra com a certeza da vitória, cheio de vigor e energia, afinal já passou um ano treinando e aperfeiçoando suas habilidades, entendeu as táticas que foram definidas pelos treinadores, através de palestras, vídeos, orientações, verdadeiras aulas que não apenas te deram conhecimento, mas as técnicas necessárias para o bom desempenho na partida decisiva.

Mas o jogo é duro e você sempre soube que seria, afinal todos que estão jogando querem ganhar e muitos treinaram como você.

Aprenderam como você, se dedicaram a entender e compreender táticas e estratégias definidas por treinadores experientes que existem em diversos times que disputam o mesmo campeonato. E o jogo é desafiador até o final.

Se essa é uma partida da final do campeonato mundial de basquete e temos um jogo disputado a cada ponto e que está empatado, imagina a bola em suas mãos, no último segundo. É o último arremesso e a bola está com você….

Muitos pensarão: porque a bola não foi para outro? Porque eu? Que grande responsabilidade perante os treinadores e a grande torcida. E se eu errar????
Mas você pensará: aqui está “ela” comigo!!!, a grande chance, a grande oportunidade!!!

Ainda bem que a bola está em minhas mãos e sou eu que finalizarei essa grande jornada.

Eu serei o herói do campeonato, sou eu que vou pular e gritar mais alto a vitória, sou eu o mais alegre e feliz, por mim, pela minha conquista e também pela conquista do time e de toda a torcida que sempre me apoiou.

Equilíbrio Emocional

Onde colocar o foco?
Se o foco estiver no erro e em suas consequências, as chances de você errar aumentam.
Se o foco estiver no acerto e naquilo que será conquistado com sua superação, a chance de sucesso é super potencializada.

Por isso, para estabelecer o autocontrole, o preparo emocional precisa começar ainda durante a rotina de estudos.

No entanto, faltando poucas semanas para se iniciarem principais vestibulares, o estudante precisa compreender que não adianta se sobrecarregar com novos conteúdos.
Para que consiga demonstrar suas competências intelectuais, precisa aplicar suas competências emocionais.

O que o estudante poderia ter aprofundado nas matérias, provavelmente já o fez.

Portanto, principalmente na última semana, é importante que o estudante dedique tempo apenas para as revisões, sem maiores pressões ao cérebro.

É preciso respeitar o corpo melhorando a alimentação e a qualidade do sono.

Mas o que é “competência emocional”?

  • O Processo de Coaching

O processo de coaching é uma ótima maneira de alcançar equilíbrio emocional e segurança antes de testar os conhecimentos.

O processo de coaching apoia o vestibulando por meio de técnicas e estratégias personalizadas que o ajudam a praticar o foco e o equilíbrio emocional diante do desafio.

O Coach para vestibular é o profissional experiente, que tem como objetivo maximizar seus resultados na prova do vestibular e, assim, aumentando substancialmente a probabilidade você ser aprovado no vestibular.

Dicas

1 – Pelo menos 15 dias antes da prova, desacelere o ritmo e estabeleça uma rotina de revisões.

2 – Pratique o foco. Evite qualquer tipo de distração durante o estudo. Deixe celular no modo avião e ouça músicas se isso te deixar mais tranquilo. O importante é manter a concentração.

3 – Faça uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo. Isso ajuda a oxigenar o cérebro.

4 – Faça atividades de lazer com moderação. Equilíbrio neste momento é fundamental para manter “mente sã e corpo são”. Além disso, estar tranquilo e relaxado é fundamental para acessar sua “biblioteca mental” na hora da prova.

5 – Siga as orientações oficiais e de professores experientes; não invente suas próprias receitas quanto à rotina no dia da prova.

O coaching surgiu com Tim Galleway, técnico de tênis ao perceber a reação de seus jogadores em cada uma das jogadas e suas ações subsequentes.

Ele buscou compreender de que forma as reações emocionais se materializam nas ações práticas seguintes.

Então atenção, respira fundo, olha para a cesta e arremessa a bola com convicção.

Olha a galera pulando de alegria com sua vitória. Sente a energia que toma conta de seu corpo vendo seu nome nas manchetes e a profunda felicidade de todos que te amam e que torceram por você durante toda essa jornada.

Nossos sonhos começam a ser construídos na nossa mente, nós visualizamos o futuro que queremos e que teremos e é isso que representa ter uma “mentalidade positiva”, significa ter equilíbrio emocional e enxergar o caminho para o Sucesso.

Se você deseja entender o que o um processo de Coaching pode fazer por você, mande uma mensagem de WhatsApp para o Coaching e Mentor Claudio Recco; professor de pré-vestibular há 30 anos; com 3 formações em Coaching.

Concorra a 3 Sessões Experimentais de Coaching por Skype.

Se você se dedicou aos estudos, se preparou aumentando seu conhecimento e suas habilidades, resolveu centenas ou milhares de questões, chegou a hora de ter a toda a confiança em seu potencial, chegou o momento de se fortalecer emocionalmente.

Não perca essa oportunidade – contato 11998862498

Se gostou, compartilhe esse texto.

14 de outubro de 2017

Prof. Claudio Recco