A Escolha do Sucesso

Esse texto trata de carreira, fala sobre profissão, sobre a escolha do futuro e no título temos a expressão Sucesso, que é o grande objetivo das pessoas.  – Por Claudio Recco

Na verdade considero que todos os caminhos,  pessoais e profissionais, devem buscar e nos levar ao sucesso, mesmo considerando que ele não existe de forma absoluta e que essa ideia deve ser extremamente personalizada, ou seja, cada um define o significado de sucesso.

Num primeiro momento ousaria dizer que sucesso é tudo aquilo que promove a felicidade e, apesar de parecer óbvio, reforça a ideia de que é pessoal e consequentemente, nos afasta de padrões tradicionais, como as ideias de retorno financeiro e de carreira superior.

Não que você não deva buscar retorno financeiro, mas essa deve ser sua opção e não um pressuposto.

Se você sonha com uma carreira que te proporcione elevados ganhos financeiros não há mal algum, mas essa não pode ser uma regra absoluta de sucesso, como julga o senso comum.

O mesmo vale para a ideia de “carreira superior”, ser médico, ser advogado ou engenheiro, apenas por considerar que são profissões de prestígio e, consequentemente, desprezar outras profissões porque podem ser consideradas como inferior.

Mas como saber o que pode lhe trazer felicidade e sucesso?
O que mais devemos levar em consideração ao escolhermos uma carreira momentos antes do vestibular?

A primeira coisa que cada jovem deve tentar entender é o que ele é. Sim, é importante que o jovem pense sobre si, suas forças, sua vocação, seus talentos, suas habilidades, sabendo que muitas delas podem ser criadas ou desconstruídas, ao mesmo tempo que compreende suas dificuldades, seus desafios, percebendo que a maioria deles pode ser superado.

Perceba que aqui existem definições diferentes como vocação, talento e habilidades e a maioria não entende as diferenças, normalmente porque não foi estimulado a pensar sobre elas.

Infelizmente essa é a situação mais comum, não ter tido o estímulo e as oportunidades de reflexão sobre si para poder fazer uma escolha de carreira.
Muitos ainda estão imaginando quais serão os demais componentes que podem interferir no Sucesso da escolha de carreira, quais fatores mais são importantes para a escolha do sucesso na carreira.

O que está colocado aqui não é encontrar culpados ou responsáveis pela indefinição dos jovens, ao contrário, é encontrar caminhos que permitam criar as condições, o conhecimento necessário para fazer uma escolha com segurança.

É necessário ampliar a percepção dos jovens para lidar com diferentes perspectivas de vida profissional, desde as mais tradicionais, de influência familiar, até as mais atuais, considerando que a vida profissional pode se desenvolver em ciclos e não são necessariamente imutáveis.

Escolher a carreira é, para muitos jovens, a primeira grande decisão em sua vida, portanto é necessário apoio para que essa escolha seja realizada da melhor forma. de forma segura.

Por isso existe o Programa A Escolha do Sucesso.

On line ou Presencial, ele orienta os jovens que precisam tomar essa importante decisão.
Para saber mais entre em contato pelo WhatsApp – 11992539084 – Claudio Recco