Direito na FGV

O vestibular da DIREITO SP da FGV segue princípios semelhantes aos que orientaram a montagem do curso. Não se adotou prova de múltipla escolha e foram excluídas as disciplinas Física, Química e Biologia. Em contrapartida, é exigido conhecimento em Artes Plásticas, Cinema, Música e Literatura nacional e estrangeira, além de Redação, Língua Portuguesa, História, Geografia, Raciocínio Lógico-Matemático e Inglês. A segunda fase do vestibular corresponde a um exame oral, realizado em pequenos grupos de alunos que devem debater o tema proposto pelos examinadores, onde se pretende avaliar habilidades, tais como a capacidade de trabalhar em grupo, de expressar-se oralmente, de argumentar de maneira fundamentada, propor soluções consistentes, entre outras.

A primeira fase do vestibular pretende examinar as seguintes capacidades:
1. Leitura e compreensão de textos
2. Produção de textos adequados às diferentes necessidades e circunstâncias, sendo avaliada a coerência, a clareza, a precisão lexical e a argumentação exaustiva
3. Observação e interpretação de documentos, tais como textos, mapas, gravuras, pinturas, caricaturas e gráficos
4. Raciocínio, argumentação e crítica
5. Análise e síntese
6. Habilidade em diagnosticar situações e propor formas de intervenção
7. Utilização do conhecimento para compreender o mundo em que vive.

Segunda fase: Assim como na prova escrita, a situação-problema e seus subtemas serão conhecidos pelos candidatos apenas após o início do Exame Oral. Haverá temas distintos para distintas datas e distintos horários de aplicação do Exame.

A preparação para o exame exige dos candidatos muito mais do que o conhecimento dos conteúdos programáticos, mas a capacidade de analisar, comparar, identificar problemas e soluções. Isso não significa que o “conteúdo” seja desprezado, mas é trabalhado de uma forma diferente, particularmente nas Ciências Humanas, tanto na primeira como na segunda fase, esta última um exame oral em grupo.

Aqueles que querem saber mais sobre o Exame e o processo de preparação, podem entrar em contato direto com o professor Claudio Recco, responsável por esse blog, por email claudio@claudiorecco.com.br ou whatsApp 11998862498