Coaching e Vestibular

Durante o ano de 2018, aprofundamos a experiência do Coaching de Pré-vestibular, com resultados positivos e diversas novas experiências.
Depois da formação pela Sociedade Brasileira de Coaching, vieram cursos mais específicos na área educacional e a criação de um modelo peculiar de COACHING DE PRÉ VESTIBULAR desenvolvido e aperfeiçoado ao longo desse ano.

O coaching de Pré-vestibular atua em duas frentes ao mesmo tempo:

  • de um lado, procura entender o jovem enquanto estudante, suas características escolares e educacionais, suas habilidades e desafios frente as matérias exigidas nas provas; definição do objetivo final – qual curso e universidade desejada – para traçar um planejamento, apoiado em metas semanais, apuradas sistematicamente, para que haja um processo de evolução, que sabemos não ser constante, nem linear.
  • Por outro lado, entendemos o jovem enquanto indivíduo, seus valores e crenças, suas características pessoais e sociais, com o objetivo de entender e potencializar suas competências e, ao mesmo tempo, minimizar suas inseguranças e ansiedade.

Todos esses procedimentos promovem o aumento do foco e da eficiência.

Nessa fase da vida os problemas comuns dos jovens são a insegurança, pressão familiar, estresse, indecisão quanto ao curso e “brancos” na hora da prova, entre outras questões. Percebemos que, muitas vezes, a gestão da emoção era mais importante que ensinar conteúdos.

A vantagem do coaching sobre outros planejamentos já estruturados, como o dos cursinhos, é a visão individual, personalizada, que o estudante recebe. As pessoas são diferentes nas habilidades, nos desafios, nos sonhos. O que funciona para um pode não funcionar para outro.

 Um bom processo de coaching deve promover o autoconhecimento, para que o jovem saiba identificar seus pontos fortes e fracos e, com isso, ter um rendimento melhor nos estudos. Os alunos normalmente contam as horas de estudo, mas é preciso ter qualidade. Alguns, por exemplo, querem dormir menos para estudar mais, focando na quantidade e não na qualidade.

O coaching ajuda a definir os procedimentos equilibrados entre as atividades de estudo, com elevada exigência de concentração, com os momentos de lazer, descontração e atividades sociais, que são fundamentais.

Para saber mais entre em contato com o professor Claudio Recco  – 11998862498